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quinta-feira, 19 de julho de 2012

Prática 11 - Mofo mágico


Objetivo
Observar o efeito do crescimento fúngico proveniente das condições de apodrecimento dos alimentos.

Introdução
Formado por fungos e leveduras, o bolor é o nome vulgar dado somente à textura esbranquiçada, esverdeada ou mesmo enegrecida que se desenvolve na superfície dos alimentos, quando são armazenados de maneira inadequada, ficam expostos ao ambiente ou mesmo sob refrigeração. Essa substância até poderia ser considerada inócua, mas, como em casa, nos restaurantes ou em outros locais de venda ou conservação de alimentos não temos como saber quais as espécies de organismos que se desenvolvem nos alimentos, não se pode considerar esse bolor inofensivo. Além disso, quando um fungo se expõe na superfície do alimento, é porque sua colônia já está bem desenvolvida no interior do mesmo, e é lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas – que variam de acordo com a espécie do fungo. Torrar o pão mata o fungo, mas, na maioria das vezes, não inativa a toxina produzida por ele, pois esta é resistente ao calor. O consumidor deve confiar nas mensagens de repulsa de sua visão e de seu olfato: deve recusar alimentos que não atendem aos requisitos de nossos sentidos e de sanidade, evitando ser acometido por doenças assim veiculadas pelos alimentos.

Material
01 pão francês
05 mL de água de torneira
01 pires

Procedimento
1)      Abra o pão com o miolo para cima e coloque sobre o pires;


2)      Deixe o miolo úmido com a água;
3)      Coloque o pão molhado num local úmido e escuro (o ideal é debaixo da geladeira ou do fogão numa cozinha);
4)      Durante 7 dias anote as mudanças diárias no aspecto e coloração do pão umedecido.

ADAPTAÇÃO: Se tiver uma estufa, colocar em temperatura ambiente.

AMBIENTE: Será necessária um local razoavelmente escuro, quente e úmido para propiciar o crescimento do fungo.



Discussão
a) O pão mofado pode ser consumido na alimentação humana?
Padrão de Resposta (PR) - Não temos como saber quais as espécies de organismos que se desenvolvem nos alimentos, logo não se pode considerar esse bolor inofensivo.

b) O que são micotoxinas?
PR - São substâncias nocivas produzidas por microrganismos fúngicos. Conferem aos fungos uma vantagem competitiva sobre outros fungos e sobre bactérias presentes no ambiente. 

c) Quais as colorações observadas no crescimento microbiano no pão?
PR -  Micélios de textura esbranquiçada, amarelo-esverdeada, enegrecida e vários tons de cinza.


d) Por que o crescimento do mofo acontece, em alguns casos, apenas na crosta ou no miolo do pão?
PR - No experimento em questão observamos o crescimento do fungo apenas na crosta do pão, pois esta ficou em contato com o pires (face inferior), pois o local apresentava-se com intensa ventilação e luminosidade não favorecendo o crescimento do mofo no miolo (face superior da amostra).

6 comentários:

  1. Olá guilherme, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu belissimo trabalho. Nós, um grupo de alunos da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, estamos construindo um blog em carater de nota avaliativa para a cadeira de práticas de laboratório para ensino de ciências e gostariamos de sua autorização para postar algumas de suas práticas no nosso blog, que será destinado a professores do sertão de PE, claro com as devidas referências. segue email de contato para eventuais duvidas: jkgs14@hotmail.com.

    parabéns pela iniciativa!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. A prática do mofo mágico é muito interessante para que sirva de base para futuras experiencias que nós, alunos, possamos estar realizando.
    Como aluno do curso de Ciências Biológicas Licenciatura (Unimontes) e relacionada a competências e habilidades do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio), a prática é muito condizente com a competência de Desenvolver a Capacidade de Comunicação.

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  4. A atividade do mofo mágico se encaixa totalmente no pcn medio, uma vez que ela é muito praticada em métodos onde o dia a dia do aluno é utilizado como referência facilitando assim o seu entendimento e também dispertando o seu interesse pela disciplina.

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  5. Aulas práticas em geral são fundamentais para despertar o interesse do aluno para o conteúdo de ciências. A do morfo mágico, além de fazer isso, facilita a compreensão, pois se remete ao cotidiano. Com isso a prática está totalmente associada com o pcn do ensino médio, onde essas questões são amplamente tratadas.

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