Compreender a existência de toda
uma sistemática na classificação dos seres vivos.
Introdução
Para
sabermos um pouco mais sobre os primeiros a classificarem os seres vivos,
vamos voltar no tempo, ao século IV a.C. (entre os anos 400 e 300 a.C.) e visitar
a Grécia Antiga. Naquele
tempo, viveu um filósofo grego de nome Aristóteles (384-322 a.C.), que estudou
e classificou diversos grupos de animais e vegetais. Possuidor de uma grande
capacidade de observação e de uma rica imaginação, ele criou um modelo para
poder explicar como formas de vida tão diferentes teriam aparecido. Para o
filósofo, todos os seres vivos estão estrutural e funcionalmente adaptados a
seus hábitos e ao meio em que vivem. Ele acreditava que havia algo em comum que
ligava seres tão diversos. Aristóteles formulou a seguinte ideia: “Há uma
escada natural ligando a matéria inanimada à matéria viva, passando pelos seres
vivos inferiores, pelos vegetais e animais superiores e chegando finalmente, ao
homem”. As observações e conclusões da Aristóteles, apesar de sua grande
elaboração, não tiveram continuidade após sua morte, pois as ideias dos gregos
começaram a perder sua força com a ascensão do Império Romano.
Material
01 moeda
01 palito de fósforo
01 tampinha
01 lápis
01 prego
01 clipe
01 borracha
Procedimento:
1) Coloque os objetos a serem classificados em cima da
mesa, de modo que fiquem bem visíveis;
2) Leia com atenção as instruções que estão na chave
de classificação, identificando o objeto descrito ou se dirigindo ao item
seguinte (indicado);
3) Anote numa folha a identificação de cada objeto:
(exemplo: objeto A = prego, objeto B = lápis, etc.)
4) Após terminar a atividade de classificação,
faça uma chave de classificação com os seguintes materiais: prego, borracha,
clipe e moeda.
Chave de Classificação – Tipo Dicotômica
1a
|
O objeto é
feito de metal ..................
|
Siga para
2a
|
1b
|
O objeto
não é feito de metal ...........
|
Siga para 3b
|
2a
|
O objeto tem uma forma circular ....
|
Siga para 3a
|
2b
|
O objeto tem forma arredondada .....
|
Siga para 4b
|
3a
|
A forma do objeto é bem achatada ...
|
Siga para 4a
|
3b
|
A forma do objeto é alongada ..........
|
Siga para 5a
|
4a
|
O objeto tem cara e coroa - Objeto A
|
Volte em 1b
|
4b
|
O objeto tem forma côncavo-convexa
|
Siga para 6a
|
5a
|
O objeto é para escrever – Objeto B
|
Volte em 2b
|
5b
|
O objeto é curto, de forma alongada
|
Siga para 6b
|
6a
|
O objeto tampa garrafas – Objeto C
|
Volte em 5b
|
6b
|
O objeto tem pólvora – Objeto D
|
|
Discussão
a)
Para que serve uma chave de classificação?
Padrão de Resposta (PR) - Para relacionar e agrupar os seres vivos de acordo com suas características anatômicas, fisiológicas e comportamentais.
b)
Até que nível uma chave de classificação pode chegar?
PR - Os níveis hierárquicos são em ordem decrescente: Reino, Filo, Classe, Família, Gênero e Espécie. O ideal é chegar ao nível de espécie, mas se tratando do gênero em alguns casos é satisfatório.
PR - Os níveis hierárquicos são em ordem decrescente: Reino, Filo, Classe, Família, Gênero e Espécie. O ideal é chegar ao nível de espécie, mas se tratando do gênero em alguns casos é satisfatório.
c)
Quem foi o primeiro a pensar num sistema de classificação dos seres vivos?
PR - Os primeiros registros descritivos datam da grécia antiga, mas estima-se que as pinturas rupestres em cavernas e rochas já demonstram um certo critério na representação de grupos animais.
d)
Quem foi Lineu?
PR - Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu e em sueco Carl von Linné foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura
binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da
taxonomia moderna".
Adorei...kkk..Dá até saudade de ensinar aos pimpolhos de ensino fundamental e médio...
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluir