Observar e
reconhecer as estruturas morfológicas de uma briófita típica.
Introdução
As briófitas são
plantas que apresentam características de transição do ambiente aquático para o
terrestre. Não possuem raízes e a absorção da água ocorre diretamente através
da superfície do corpo do gametófito em contato com o substrato, fixo por meio
de estruturas denominadas de rizóides. São vegetais onde começa a diferenciação
de tecidos como a epiderme para proteção. Como qualquer outro vegetal, são
capazes de realizar fotossíntese, sendo autótrofos fotossintetizantes. Como as
algas, possuem o corpo na forma de talo, sem raízes, caule e folhas diferenciadas.
Materiais
01 microscópio de luz didático ou lupa
01 lâmina de microscopia
01 lamínula
03
a 05 exemplares de musgos (podem ser iguais ou obtidas em diferentes substratos - pedras, troncos, etc.)
01
estilete
10
mL de água de torneira
01
borrifador tipo spray
Procedimento
1) Borrife água de torneira e retire um pouco dos musgos colocando-os sobre uma
lâmina de microscopia.
2) Pegue uma gota d’água e fixe o material com a lamínula.
3) Observe em aumento médio do microscópio ou lupa e faça o desenho de:
I – Briófita completa
II – Rizóide
III - Caulóide
IV – Filóide
V – Esporófito e cápsula
I – Briófita completa
II – Rizóide
III - Caulóide
IV – Filóide
V – Esporófito e cápsula
ADAPTAÇÃO: O microscópio pode ser substituído por lupa não sendo necessário o uso de lâminas ou lamínulas. Os exemplares de briófitas podem ser substituídos por fotos e/ou altas botânicos (disponíveis em livros didáticos). Os musgos podem também ser adquiridos facilmente em floriculturas devido a sua utilização ornamental.
Figura 01 - Briófita classificada como Musgo onde o gametófito cresce verticalmente. Possui um eixo ereto principal - caulóide de onde partem os filóides. Este exemplar utiliza o tronco de uma árvore como substrato (Foto Acervo Pessoal, Sítio Garnizé, Leandro Ferreira, MG).
Figura 02 - Esquema das principais estruturas de uma briófita típica (Adaptado de LOPES 2002).
Discussão
a) Quais as
características marcantes das briófitas?
Padrão de Resposta (PR) - São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula o que limita o tamanho desses vegetais. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas. São plantas comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol. São sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar.
b) Quais os
tipos de reprodução das briófitas?
PR - Podem ocorrer de forma sexuada (gametofítica - pela fecundação de gametas) ou assexuada (esporofítica - por esporos).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConforme estudo realizado do pcn do ensino médio encontrei a competência "Contextualização sócio- cultural" com a habilidade " Identificar as relações entre o conhecimento científico e tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável". Pelo fato de que como as algas são sensíveis a poluição a má qualidade do ar acarreta em sua ausência.
ResponderExcluirA aula prática foi bem elaborada.Visa com maior facilidade e compreensão as características e estruturas das plantas,durante a aula no laboratório e deixa de ser um processo penoso como geralmente é visto pelos alunos. Assim torna a aula mais atrativa e dinâmica.
ResponderExcluirExcelente conteúdo,no qual Possível perceber que as competências e habilidades estão de acordo com o PCN.Parabens!
ResponderExcluirDe acordo com o estudo do PCN, e ligado a competência "Representação e comunicação" que no caso visa desenvolver a capacidade de comunicação entre o autor e o leitor, está 100% comunicável, ou seja, todas as habilidades dessa competência foi colocada na publicação acima.
ResponderExcluirAs demais competências, principalmente a terceira "Contextualização sócio-cultural" não foi muito bem mostrada, assim como na segunda teve algumas habilidades demonstradas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA competência "investigação e compreensão" faz parte do estudo publicado no PCN e tem como finalidade descrever as habilidades que facilitam o desenvolvimento do pensamento crítico , capacidade de questionar , investigar além de incentivar a elaboração e formatação de estudos e pesquisas é a competência que melhor representa essa aula prática,por todas as características citadas.
ResponderExcluir