Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Prática 01 - O microscópio de luz

Objetivo
Conhecer um dos equipamentos básicos para o estudo da vida, o microscópio, destacando suas partes ópticas e mecânicas.

Introdução
O microscópio é muito importante para a pesquisa científica, isto porque a maioria dos seres vivos são microscópicos, e a menor unidade dos seres pluricelulares macroscópicos só podem ser observados com o auxílio desse equipamento.

Material
01 Microscópio óptico didático
01 Lâmina de microscopia
01 Lamínula de microscopia
01 Fio de cabelo
01 Conta-gotas
01 Gota de água de torneira
01 Máquina fotográfica digital ou celular com câmera
 
Procedimento
Conhecer as partes do microscópio com a utilização respectiva do instrumento de principal trabalho dos profissionais de ciências biológicas.

Partes do Microscópio:
1. Ocular – lente sobre a qual se coloca o olho.
Observação: Podem ser monoculares (apenas uma), bi ou trinoculares, sendo que os trinoculares são adaptados para acoplar câmeras fotográficas e/ou de vídeo.

2. Objetivas – conjunto de lentes fixas ao 3. revólver, que ficam próximas do objeto.

4. Parafusos – macrométrico e micrométrico: a sua finalidade é baixar e elevar o 5. canhão, permitindo uma focalização perfeita.

6. Braço - esta parte sustenta todas as lentes e serve para o transporte.

7. Mesa ou Platina – serve para colocar o material a ser observado. Nela existe uma abertura cenral que dá passagem de raios de luz refletidos pelo espelho.

8. Espelho ou fonte luminosa – serve para refletir ou emitir a luz para a lente objetiva.

9. Base ou pé – serve para apóia-lo na bancada.

10. Lâmina e lamínula – são acessórios indispensáveis ao funcionamento do microscópio, onde se coloca o material a ser examinado (espécime ou amostra).



Figura 01 - Foto ilustrativa de uma Lâmina para microscopia e lamínula de vidro. Uma típica lâmina 26 x 76 mm é mostrada com uma lamínula  (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mina_(microscopia))

Cuidados:
1 – Transportar com ambas as mãos, apoiando uma delas a base do microscópio, segurando o braço do aparelho com a outra.
2 – Quando colocá-lo sobre a mesa, mantê-lo a alguma distância da borda. A mesa do laboratório deve estar livre de tudo que não seja absolutamente necessário.
3 – Evitar molhar o microscópio e caso seja molhado, enxuga-lo com lenço de papel.
4 – Limpar as partes ópticas do microscópio com lenços de papel, pois elas são sensíveis e devem ser bem cuidadas. Usar uma flanela macia para as partes mecânicas.
5 – Quando acabar de usar o microscópio, encaixar a objetiva de menor aumento e guarda-lo na caixa protetora.

SUGESTÃO: Na aula prática utilizar como espécime um fio de cabelo, selando a lamínula na lâmina com uma gota de água de torneira (utilizar conta-gotas).

Figura 02 - Micrografia de fio de cabelo, aumento médio  (Fonte: Relatório de aula prática de Joyce Cipriana Pacheco Ramos, Kristh Jacyara Pereira Dias e Raul Herberth Freitas Rocha - Biologia celular, UNIMONTES Campus Janaúba, 2012).

Discussão
1) Quais as partes Ópticas do Microscópio?
Padrão de Resposta (PR)* - Partes ópticas: ocular, objetiva e espelho; Partes Mecânicas: parafusos, revólver, braço, mesa ou platina e base ou pé.
*Utilizamos neste PR referência dos modelos de microscópio didáticos mais simples.



Figura 03 - Foto ilustrativa das partes mecânicas isoladas de um microscópio óptico (Fonte:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6&min=370&orderby=titleD&show=10)

2) Quantas vezes a ocular do seu microscópio aumenta?
Padrão de Resposta (PR)* - 10 x (vezes)
*Utilizamos neste PR referência dos modelos de microscópio didáticos mais simples, algumas oculares possuem lentes com 15 x.


Figura 04 - Foto ilustrativa das objetivas isoladas de um microscópio óptico (Fonte:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6&min=370&orderby=titleD&show=10)


3) Quais são as medidas e cores das objetivas?
Padrão de Resposta (PR)* - 4x (vermelha), 10 x (amarela), 40 x (azul) e 100 x (branca)
*Utilizamos neste PR referência dos modelos de microscópio didáticos mais simples, as cores e os aumentos podem variar de acordo com o fabricante.

Figura 05 - Foto ilustrativa das objetivas isoladas de um microscópio óptico (Fonte:  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=6&min=370&orderby=titleD&show=10)


4) Para sabermos o aumento total de um objeto observando, que devemos fazer?
Padrão de Resposta (PR) - Multiplicar o valor da ocular (10 x) pelo valor da objetiva (4, 10, 40, 100 x).

5) Escreva no caderno respeitando a numeração as partes do microscópio:


Figura 06 - Foto ilustrativa das partes ópticas e mecânicas de um microscópio óptico (Fonte: http://manaus.olx.com.br/microscopio-iid-34725360)

PR - Descrição de acordo com a numeração da figura:
1 = ocular
2 = objetivas e revólver
3 = platina
4 = charriot
5 = macrométrico
6 = micrométrico
7 = diafragma no condensador
8 = condensador
9 = botão do condensador
10 = dois parafusos centralizadores do condensador
11 = fonte de luz
12 = controle de iluminação
13 = diafragma de campo (alavanca no lado esquerdo do microscópio)
14 = dois parafusos de ajuste da lâmpada (esquerdo e direito)
15 = focalizadora da lâmpada (alavanca no lado direito do microscópio

19 comentários:

  1. Isso ajudará bastante as minhas aulas práticas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma, obrigado a você pelo acesso! O objetivo do Blog Coleção Ciências Práticas é realmente ajudar!

      Excluir
  2. Exelente aula,mesmo sendo bem detalhista, ajuda muito a fixar o conteudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com um curso online de Manutenção Geral de Microscópios, acesse: http://cpma.comunidades.net lá você terá todas as informações.

      Excluir
  3. Obrigado Thiago, espero novos acessos também as demais aulas práticas do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com um curso online de Manutenção Geral de Microscópios, acesse: http://cpma.comunidades.net lá você terá todas as informações.

      Excluir
  4. gostei do site! muito legal algumas coisas eu só acho aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com um curso online de Manutenção Geral de Microscópios, acesse: http://cpma.comunidades.net lá você terá todas as informações.

      Excluir
  5. ENCONTREI UMA PROVA DE CONCURSO COM ESSA FIGURA; A QUESTÃO QUE ELES GABARITARAM COMO CERTA ESTAVA ERRADA...E PARECE QUE NÃO FOI ANULADA...LOGO PERCEBI O ERRO...ESSA AQUI ESTÁ PERFEITA!LINK DA PROVA: http://site.pciconcursos.com.br/provas/12822282/5f35180a7f1c/prova_anatomia_necropsia.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com um curso online de Manutenção Geral de Microscópios, acesse: http://cpma.comunidades.net lá você terá todas as informações.

      Excluir
  6. Olá, estou com um curso online de Manutenção Geral de Microscópios, acesse: http://cpma.comunidades.net lá você terá todas as informações.

    att.
    Prof. Antônio F.C.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Excelente trabalho, achei interessante, principalmente, a parte de discussão que apresenta questão que poderão ser usadas em sala, aumentado e verificando a compreensão do aluno. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Excelente aula! Ajuda muito quem vive nesse meio de "aulas práticas", principalmente aos professores, pois são os mais dependentes do microscópio no âmbito de ensino, para amostras bem feitas, e o post ajuda muito, na hora da explicação sobre o uso do microscópio, caso o professor se esqueça de alguma função, basta olhar nesta aula! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo trabalho !!! Tendo em vista que não só para área da biologia, mas uma porção de outras áreas é necessário que conheçamos o microscópio e seus determinados cuidados. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  12. Uma prática bem legal para desenvolver com os alunos, visto que é de extrema importância apresentar à eles os principais equipamentos utilizados para o produção do conhecimento a partir do "micro".

    ResponderExcluir
  13. Ótimo trabalho !!! Tendo em vista que não só para área da biologia, mas uma porção de outras áreas é necessário que conheçamos o microscópio e seus determinados cuidados. Parabéns !!!

    ResponderExcluir