Objetivo
Reconhecer uma célula animal em suas estruturas e
características.
Introdução
As células animais são basicamente compostas por membrana
plasmática, citoplasma e núcleo, com exceção das hemácias que são anucleadas,
não possuem núcleo. Devido a esse fato as hemácias vivem cerca de 120 dias,
sendo substituídas por outras que são fabricadas na medula óssea.
Material
01 Microscópio óptico didático
01 Lâmina
01 Lamínula
01 Palito de fósforo
01 Gota de azul de metileno 0,02% (corante)
01 Conta-gotas
01 Máquina fotográfica digital (opicional)
03 lápis de colorir (tons de azul)
Procedimento
1)
Com o palito, retire um pouco da mucosa da face interna
da bochecha.
2)
Role o palito sobre a lâmina, num só sentido, para
depositar o material coletado acrescente uma gota de corante.
3)
Cubra o material cuidadosamente com a lamínula.
4)
Coloque a lâmina com o material sobre a platina (ou mesa) do
microscópio e observe com os aumentos: pequeno, médio e grande.
5)
Desenhe ou fotografe o que observou com o aumento
grande e insira abaixo:
Desenho ou foto
Fotomicrografia de células da mucosa bucal captada com o
auxílio de máquina fotográfica digital posicionada na ocular de um microscópio didático utilizando óleo de imersão (entre a objetiva e a lamínula). Aumento estimado em 1000 vezes. (Foto Mirely Aparecida Leal, UNIFENAS, 2010).
Discussão
a) Que nome recebe o envoltório da célula?
b) O que representa a estrutura escura dentro da célula?
c) Que nome recebe as células que possuem esta estrutura mencionada em B de forma nítida e delimitada?
PR - Eucariota ou eucarionte, pois possui a carioteca (envoltório ou invólucro nuclear que envolve e delimita o núcleo).
Diante da prática em evidência, foi possível perceber a importância e diferença que uma aula interativa faz com os alunos. O reconhecimento e identificação das células da mucosa bucal pôde cativá-los perante a matéria e aprimorar o conhecimento dos mesmos. Infelizmente, não são todos os docentes que possuem o incentivo e recursos necessários para tais atividades, conquanto, cabe a cada um de nós, futuros professores fazer o "ensinar ciência" não apenas uma tarefa diária, mas unir experiências, como essa e muitas outras práticas expostas no blog, utilizar o conhecimento de outros educadores para que juntos possamos fazer ciência e transformar o cenário crítico em que nosso país se encontra!!
ResponderExcluirA prática apresentada foi muito bem elaborada! Foi possível perceber que as competências e habilidades estão bem evidentes de acordo com o PCN do Ensino Médio, principalmente no que tange à Investigação e Compreensão! Parabéns!!
ResponderExcluirUma aula prática envolvente, que além de chamar a atenção dos alunos, aborda muito bem o conteúdo, mesclando a ciência e a química! Parabéns 😉
ResponderExcluirEstou usando para o meu trabalho as suas informações, muito bom!!! COmo eu referencio você?
ResponderExcluir