A bibliografia deste capítulo demonstra-se bastante
explorada em sua riqueza, pois discutiremos com o auxílio de uma pesquisa
bibliográfica as concepções mais atuais sobre o ensino, especificamente o de
Ciências, numa representação profissional, como graduando e nas representações
de vários autores e pesquisadores desta temática.
Orientamos nosso ‘olhar’ para a prática do laboratório
(lugar onde ficam os cientistas), relacionando com a prática da sala de aula (das
disciplinas científicas). O paralelo entre ‘fazer ciência’ e ‘ensinar ciência’
precisa ser validado, pois são fatos socialmente construídos por aqueles que o
fazem (VIANNA e CARVALHO, 2003. p. 2).
Ao trabalharmos como professores de qualquer disciplina,
seja na rede particular, seja no sistema público de ensino, nos encontramos com
a reflexão do corpo docente da escola em relação aos seus debates em torno do
ensino e de suas reformas: Têm sido debatidas as atuais reformas por que passam
os sistemas educacionais, denunciando-se os interesses políticos que as
orientam, a presença de organismos internacionais nesses processos, enfim, tem
sido colocado em foco como essas transformações correspondem às necessidades de
reordenação do sistema educacional, aos interesses econômicos e políticos das
grandes empresas transnacionais e das organizações e dos organismos políticos
que as representam...
Diferentemente dessas análises, que situam as "nossas
reformas" como sendo aquelas orientadas para a mudança social e formação
do cidadão crítico, e as "reformas deles” , como aquelas orientadas por
princípios econômicos e pelas leis do mercado, destinadas à formação do
trabalhador, os trabalhos de Popkewitz (1997, 2000, 2001 apud SANTOS, 2002)
buscam romper com esse modelo (SANTOS, 2002).
As Ciências Naturais sejam elas químicas, físicas e
biológicas, como é o caso do ensino fundamental, é disciplina integrante do
quadro curricular... podendo e devendo cooperar na transformação da sociedade
ao tratar os seus conhecimentos específicos (CUNHA e CICIILINI, 1995. p. 202).
Referências bibliográficas disponíveis em:
LACERDA, G. A. Relação Ensinar-Aprender-Fazer Ciências no Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia (Graduação em Biologia - Licenciatura). Divinópolis: Fundação Educacinal de Divinópolis/Universidade do Estado de Minas Gerais, 2003. 89 p. Disponível em: www.guibiologia.com Acesso em 14 Jun 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário