Analisaremos a
metodologia de aula prática como exemplo a que aborda o processo experimental
em uma relação com o trabalho em grupo.
O trabalho em
grupo tem sido utilizado, eficientemente, pelos professores de todos os graus
de ensino, inclusive pela professora de Ciências na Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino (LACERDA 2003, p. 51). Torna-se
então necessário ressaltar a sua importância no laboratório de Ciências, pois
ele permite aos alunos desenvolverem experimentações e trabalharem em
determinado projeto redescobrindo e resolvendo problemas científicos.
Segundo Fossali,
(1983, p. 53), “Além das vantagens já conhecidas do trabalho em grupo, no
caso específico do Laboratório de Ciências podem ser citadas, como racionalização
de materiais e o desenvolvimento do senso de responsabilidade e
cooperação entre os alunos”.
Para o êxito do trabalho em grupo tornam-se
necessárias algumas recomendações: a) O trabalho em grupo deve ser bem
orientado; b) Cada componente do grupo deve ter a sua função; c) O roteiro de
trabalho e os materiais que serão utilizados devem estar prontos antes de cada
reunião do grupo; d) Os alunos devem controlar sua voz para que as atividades
possam ser desenvolvidas e os demais grupos não sejam prejudicados (Fossali, 1983. p. 53).
No trabalho em grupo os alunos podem ser
observados os aspectos físico e didático-pedagógico. Em relação ao aspecto
físico deve ser ressaltado o seguinte:
(1) Os grupos podem
ser previamente organizados;
(2) É bom que a sala
esteja limpa e os materiais em ordem.
Quanto ao aspecto didático-pedagógico
devem ser observadas quatro fases no trabalho em grupo: discussão,
planejamento, execução e avaliação.
A formação do grupo fica a cargo do professor ou
este permite que os alunos se agrupem livremente. Observa-se que a segunda
alternativa sempre proporciona um bom resultado. O ideal é um rodízio dos
grupos, pois isto permitirá que todos se conheçam e tenham oportunidades
iguais. Quando a turma for muito numerosa sugere-se dividi-la em duas (Fossali, 1983. p. 56).
Entre as funções que aparecem na
bibliografia, podemos observar todas elas no relacionamento dos próprios grupos
no laboratório da Escola Estadual, mas a professora não pré-estabelece
estes papeis, deixando a cargo do grupo suas distinções perante as atividades.
Citaremos baseados nos conceitos de
Fossali (1983), visto que adaptamos suas definições:
a) Coordenador – é o
encarregado de orientar os trabalhos. Cabe a ele planejar, distribuir
equitativamente o trabalho, determinar a sequência e o tempo das apresentações,
bem como saber dirigir o experimento de maneira a não parecer superior a seus
colegas.
b) Coletor – é o
encarregado de providenciar os materiais (apesar de que todos devem contribuir)
colocando-os nos seus devidos lugares, e sendo responsável pela distribuição de
tarefas.
c) Avaliador – é o encarregado de observar o desenvolvimento
da experiência e o desempenho do grupo registrando o resultado obtido, bem como
a produção e andamento de uma experiência que requeira monitoramento.
d) Redator – é o
elemento que faz, juntamente com o grupo o relatório final do trabalho para em
seguida, apresentá-lo ao professor e a classe.
Os
alunos que vão desempenhar essas funções podem se revezar, conforme o interesse
do grupo e do professor. Sugere-se, também, para facilitar a identificação do
grupo, que os alunos dêem nomes a seus grupos. Pode-se adotar nomes de
cientistas famosos, siglas ou assuntos relacionados com as ciências (FOSSALI, 1983. p. 56).
REFERÊNCIAS
FOSSALI,
Alcione Antônio Cezar. Manual de
orientação para o desenvolvimento do currículo de 1º grau – Ciências físicas e
biológicas. Fascículo 1 – O laboratório e o jardim de ciências. 2ª
Edição. MEC, SEE – MG, 1983. 62 p.
LACERDA, G. A. Relação Ensinar-Aprender-Fazer Ciências no
Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia (Graduação em
Biologia - Licenciatura). Divinópolis: Fundação Educacinal de
Divinópolis/Universidade do Estado de Minas Gerais, 2003. 89 p. Disponível em:
www.guibiologia.com Acesso em 14 Jun 2012
The Casinos of Gambling in Ireland ᐈ 150+ Casino Sites
ResponderExcluirIreland · 1. Bet365 · 2. Barcrest Casino · 3. Vbet Casino · 4. LeoVegas Casino · 5. Vivo Casino · luckyclub 6. Casimba Casino · 7. Slotocash · 8. All Slots · 9. Casino